top of page
Buscar
  • Esdras Santos

Blade Runner

Atualizado: 18 de jun. de 2020


Arquitetura e Entretenimento

Filme: Blade Runner

Projeto: Bradbury Building

Arquiteto: Summer Hunt

Nesta cena o caçador de androides Rick Deckard (Harrison Ford) investiga a área de um prédio residencial onde mora um dos engenheiros responsáveis pela construção dos androides, desconfia que ali possam estar escondidas algumas dessas máquinas.

O cenário de passarelas metálicas com claraboias envidraçadas e elevadores panorâmicos pertence a uma edificação de 1893 chamada Bradbury Building, localizada na cidade de Los Angeles, foi encomendada ao arquiteto norte-americano Summer Hunt pelo empresário de minas de ouro Lewis Bradbury.

O edifício foi adicionado ao Registro Nacional de Lugares Históricos dos Estados Unidos em 1971, atualmente há apenas quatro edificações em Los Angeles com essa menção. Uma característica interessante do prédio é o contraste entre a parte interna e a fachada, o tratamento estrutural metálico aplicado no núcleo da edificação cria um efeito surpresa para quem chega da rua, mergulhando em um universo interior repleto de luz natural e de rica volumetria. Várias produções cinematográficas já escolheram essa locação, porém no caso específico do filme Blade Runner essa condição privilegiada de contrastes entre luz e sombra foi explorada em uma cena noturna, com projeções de luz artificial realçando as características da edificação de forma dramática.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page